Primeiro pôr-do-sol

A temperatura está agradabilíssima em Braga. O início do outono ainda registra calor. Durante o dia, as máximas têm chegado a 27 graus. Já à noite, fica um pouco mais frio e pode-se curtir uns 17 graus e ainda um pôr-do-sol aberto, claro, por volta das 19h. Nada de frio. Nada de vento. Nada de confusão. A rua é calma, em paz. Eu que sempre morei no Rio de Janeiro estranho demasiadamente. Não há pessoas gritando, carros buzinando, tampouco vendedores ambulantes.

Dediquei o meu primeiro dia em Braga a reconhecer o território, andar pelo centro e resolver questões burocráticas da universidade e de minha estadia como cidadã no país. Portanto, fui à loja do cidadão dar entrada em meu cartão e demais serviços necessários para morar aqui. Também comprei um chip de celular por 5 Euros e um cartão para usar transporte por mais 5 Euros.

Foi tranquilo. Sem fila e sem longa espera. Mas ainda tenho que me acostumar com a maneira com que os portugueses falam. Por vezes, parecem que estão sendo grosseiros e chamando atenção. Quando isso acontecer, tente entender que é o jeito deles. Somos muito diferentes neste aspecto no Brasil. Eles são diretos e têm um jeito distante de tratamento. Sinceramente, acho ótimo. Nunca me dei bem com  a intimidade que os Brasileiros têm. Argggg!!!

Fui muito bem tratada em todos os lugares. Fora a tentativa de me fazer entender na loja do cidadão, as demais conversas foram razoáveis. Mas parece que não falamos o mesmo idioma. Como é dificil entender! A cena passou-se no SEF  (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras). Sem saber para onde ir, peguei uma senha do serviço ao estrangeiro. Comecei contando que já tinha a certidão de nascimento, mas não consegui finalizar o processo no Brasil e gostaria de fazer o cartão cidadão. Não sei o que a atendente compreendeu deste meu monólogo. Ela apenas disse: " Você não poderia estar aqui a estudar sem visto". Eu gelei. " Como assim? Minha advogada me orientou desta forma". " Ora, ela orientou errado. Mas podemos resolver. Daqui a 90 dias voce volta e damos inicio ao processo". Ainda gelada, danei a falar, falar e falar…maldizendo a coita da advogada. A verdade é que nosso português não estava afinado. Ela não havia entendido uma só palavra do que eu havia dito. No fim, ela pescou sei la o que e disse:"ah, ta. você ja tem a certidão. Então, é só ir na conservatória e tirar a carteira. Pronto". O suor já rolava no rosto. Sentia minhas faces vermelhas…mas cinco minutos depois, tudo estava resolvido. Processo feito e em quatro dias estarei linda e feliz com meu cartão cidadão e já podendo contribuir. UFA!

Em geral, estou amando as pessoas. Passei rapidamente pelo centro da cidade e pude ver que o ar bucólico predomina e as pessoas não caminham apressadas quase te jogando para fora da calçada. Todos param, se cumprimentam e conversam. Os cafés estão sempre bem frequentados e há atividades em praça pública. Ah, uma sacola com 20 pãezinhos custa apenas 1Euro. E é bem saboroso. Mas amanhã me dedicarei a falar das comidas (Maravilhosas!).

Outra maravilha de que preciso me acostumar é a educação no trânsito. Todos se respeitam. Aqui pedestre tem prioridade. Carros param para você passar. E isso é fantástico para uma carioca. Ruas limpas, não há trânsito…um lugar perfeito para quem busca paz e ficar afastada por uns tempos do alvoroço do Brasil, principalmente da confusão do Rio de Janeiro.

Amanhã, escreverei mais e procurarei sempre postar impressões dos lugares e dos serviços. Em dois dias na cidade, o casamento ainda está perfeito.

Atá amanhã bacalhoeiros! Curtam o blog e disseminem nossas ideias.

Comments

Popular Posts